Equipe

O núcleo é formado por pesquisadores, profissionais e alunos de diversas áreas das Ciências Humanas e Sociais, sob a liderança do Prof. Dr. Antonio Carlos de Oliveira, docente da PUC-Rio.

De tal maneira que estudos, debates, pesquisas e publicações resultantes das atividades do grupo de pesquisa envolvem docentes e pesquisadores de diversas instituições de ensino superior – nacionais e de outros países –, profissionais de distintos segmentos de sistemas de garantia de direitos – atuantes em órgãos dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo e em organizações da sociedade civil –, além de orientandos e ex-orientandos do professor que lidera o grupo ou de outros/as docentes que o integram.

Grupo de pesquisa

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Famílias, Violência e Políticas Públicas". Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: famílias, cuidados, relações de gênero e geração, políticas públicas, violência intrafamiliar e abuso sexual.

Lattes

Pedagoga (UERJ, 1992). Assistente Social (UFRJ, 2012). Mestra em Política Social (UFF, 2006). Doutora em Serviço Social (PUC, 2013). Desenvolve pesquisas vinculadas às seguintes temáticas: Gênero, Sexualidade, Feminismo, Masculinidades, Infância, Educação Infantil e Movimentos Sociais e luto. Participa, desde 2014, do Grupo de Pesquisa "Famílias, Violência e Políticas Públicas", sediado na PUC-Rio.

Lattes

Graduada em Serviço Social (2014) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Durante a graduação participou na qualidade de bolsista de Iniciação Científica/CNPq no projeto de pesquisa vinculada à linha sobre Violência, Direitos, Serviço Social e Políticas Intersetoriais, abordando o tema em Violência Intrafamiliar contra Crianças e Adolescentes (2012 -2014). Especialista em Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica pela PUC-Rio (2016). Mestranda em Serviço Social (2023) no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio. Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Família, Violência e Políticas Públicas (FAVIPP). Seus principais temas de pesquisa são: famílias, cuidados, relações de gênero e geração e políticas públicas.

Lattes

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (2005) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é assistente social da Secretaria de Estado de Educação/DEGASE, trabalhou no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Também é assistente social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) na Coordenação de Estágio da Escola de Serviço Social. Foi docente da graduação em Serviço Social na Universidade Cândido Mendes e da Pós Graduação na Universidade Augusto Motta. Participa da Pós Graduação do Instituto Fernandes Figueira (IFF) no curso de Políticas Sociais e Intersetorialidade na orientação de trabalhos de conclusão de curso. Tem experiência em Serviço Social, com ênfase no campo sociojurídico, com produção acadêmica nos seguintes temas: violência, política social, medidas socioeducativas, adolescência, juventude, saúde e uso de drogas.

Lattes

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ (2016).Especialista em Saúde da Mulher pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Serviço Social e Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sanitarista pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ). Mestranda em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RIO). Desenvolve pesquisas nas áreas de Gênero, Família, Masculinidades e Violência.

Lattes

Doutoranda em Serviço Social (2021) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Bolsista do "Programa Bolsa Nota 10 - Doutorado" da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e participante do Grupo de Pesquisa do CNPq "Famílias, Violência e Políticas Públicas". Mestra em Serviço Social (2020) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e bolsista (2019-2020) do "Programa Bolsa Nota 10 - Mestrado" da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Serviço Social (2017) pela Universidade Federal Fluminense. Durante a graduação, exerceu pesquisa de iniciação científica (2014). Seus principais temas de pesquisa são: envelhecimento, famílias, cuidados, com ênfase nas dimensões de gênero e classe, e políticas públicas.

Lattes

Mestra em Serviço Social pela PUC-Rio e assistente social formada pela mesma instituição de ensino. Integrante do Grupo de Pesquisa "Famílias, Violência e Políticas Públicas" do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio (2016-2018 e no período atual).Aluna de Iniciação Científica pelo PIBIC/CNPq (2016-2018), dois anos de estágio curricular e um de estágio extracurricular no Núcleo de Prática Jurídica da PUC-Rio. Intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) atuante.

Lattes

Graduanda de Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Participou na qualidade de Bolsista de Iniciação Científica, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), pesquisando o tema "Direito à convivência familiar e cuidados maternos: separação de bebês de mães más", sob a orientação do Prof. Dr. Antonio Carlos de Oliveira.

Lattes

Sou graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Especialista em Serviço Social e Saúde, com ênfase em saúde do adolescente, pelo Programa de Residência do Hospital Universitário Pedro Ernesto (2018/2020). Mestre em Serviço Social (2023) pelo Departamento de Serviço Social da PUC-Rio. Tenho experiência de estudo e trabalho nas áreas de Serviço Social, Saúde, Gênero e Assistência Social.

Lattes

Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2020-2022). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (2000). Atualmente é assistente social da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social.

Lattes

Pós-doutorando no Centro de Estudos Sociais - CES da Universidade de Coimbra - UC; Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/Rio (2021), (Com Período Sanduíche na condição de Investigador Visitante do Centro de Investigação em Estudos de Sociologia Cies do Iscte-IUL 2019 -2021). Diploma de Doutoramento Reconhecido pela Direcção Geral de Ensino Superior - DGES em Portugal); Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe -UFS (2017), (Com Diploma Reconhecido pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE); Especialista em Direito Infanto-Juvenil pela UFS (2015); Bacharel em Serviço Social pela Faculdade José Augusto Vieira - FJAV (2014) (Com Diploma Reconhecido pelo ISCTE). Trabalha com projetos de pesquisa sobre Gênero, Sexualidade, Diversidade Sexual e de Gênero, População LGBTQI +, Violência e Crimes de Ódio, Justiça e Segurança Pública, Direitos Humanos e Políticas Públicas. Na sua tese de doutorado, intitulada "Violência contra a Diversidade Sexual e de Gênero em Sergipe: Uma análise dos registros oficiais da Secretaria de Segurança Pública entre os anos de 2015 e 2018", realizou o primeiro mapeamento de denúncias oficiais com motivações homotransfóbicas no Brasil (Sergipe). Tem experiência no atendimento a grupos vulneráveis e vítimas de crimes de ódio (Brasil e Portugal). Actualmente é Investigador Associado ao CIES/ISCTE-IUL e membro do grupo de pesquisa - Famílias, Violências e Políticas Públicas do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da PUC/Rio. Autor do projeto de pesquisa: Violência Contra a Diversidade Sexual e de Gênero no Brasil e em Portugal. Suas obras mais recentes são: Os Não Recomendados: A Violência Contra a População LGBT em Sergipe (2018); Fora da Caixa: A Violência Contra a Diversidade Sexual e de Gênero na Educação (2019) e Violência e Saúde na Vida de Pessoas LGBTQI (coadjutoria, 2020).

Lattes

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estácio de Sá(2011), especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL pela Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó(2021), especialização em ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2016) e especialização em Atendimento a Criança e Adolescente Vítima de Violência pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2013). Atualmente é ASSISTENTE SOCIAL do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Lattes

Graduanda de Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio). Atualmente é Bolsista de Iniciação Científica, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), pesquisando o tema "Direito à convivência familiar e cuidados maternos: separação de bebês de mães más", sob a orientação do Profº. Dr. Antonio Carlos de Oliveira.

Lattes

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pesquisador no Núcleo de Estudos sobre Família, Violência e Políticas Públicas (FAVIPP/PUC-Rio).

Lattes

Assistente Social graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) integrando a linha de pesquisa 2: Violência, Direitos, Serviço Social e Política Intersetoriais. Integrante do Núcleo de Estudos afro-brasileiros da UFF em Rio das Ostras, pesquisadora no Grupo de Pesquisa Fundamentos do Serviço Social Relações Étnico-Raciais (REFASS) da mesma universidade e pesquisadora no grupo de estudos sobre Família, Violências e Políticas Públicas (FAVIPP) da PUC- Rio.

Lattes

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (2009), especialização em Direito Especial da Criança e do Adolescente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014) e Mestrado em Serviço Social pela PUC Rio (2019). Atualmente, é Assistente Social da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-Rio.

Lattes

Professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na área de Ciência Política e do Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio/CDSA). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Ciência Política e Relações Internacionais pela UFPB (2021). Mestra em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro [UERJ (2004)], especialização em Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro [PUC-Rio (2001)], graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2000). Atuou como instrutora na Polícia Militar do Estado da Paraíba (2005-2010) e formação continuada de Conselheiros Tutelares no estado da Paraíba. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciência Política (GEPESCP). Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Política; Democraia e Participação; Mulher e Política; Violências; Relações de Gênero e Sexualidade; Sociologia do Corpo e da Saúde; Sociologia da Juventude.

Lattes

É assistente social do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJERJ) graduada pela Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (FSS-UFJF) e mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com especializações nas áreas de gestão da Administração Pública, Pessoas e em Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da PUC-Rio.

Lattes

Graduada em Serviço Social pela Universidade do Grande Rio (2015) e formada em licenciatura em História pela Universidade Católica de Petrópolis (Julho/ 2019). É assistente social da FIRJAN-SESI, atua nas comunidades vulneráveis em Petrópolis e na aplicação de oficinas para o Desenvolvimento Humano. Desde 2009, é voluntária da Sociedade Ademir Damaceno para infância e adolescência SADIAS, instituição sem fins lucrativos existente na cidade de Petrópolis há mais de 25 anos. Além disso, é especialista em Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica formada pela PUC- Caxias em (Outubro / 2019) e é mestre em Serviço Social pela PUC-Rio (abril/2023).

Lattes

Assistente Social graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 2018. Especialista em Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, modalidade pós-graduação lato-sensu, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 2020. Mestra em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 2021, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - de março de 2019 a março de 2020 - e bolsa do "Programa Bolsa Nota 10" da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) - de abril de 2020 a junho de 2021. Integrante do Grupo de Pesquisa do CNPq "Famílias, Violência e Políticas Públicas". Atualmente (2023) Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ). Ensino Médio e Técnico concluído no ano de 2008 na Escola Técnica Estadual Adopho Bloch, vinculado a FAETEC, no curso de Produção Cultural e de Eventos.

Lattes

Pesquisadora negra, doutora, mestre e bacharel em Serviço Social, PUC RJ. Pós graduada em Políticas de cuidado com perspectiva de gênero Conselho Latino-americano de Ciências Sociais - Clacso. Pós graduada em Educação a distância: Gestão e Tutoria, UNIASSELVI. Especialista em Desenvolvimento Humano, UNIPAZ RJ/Faculdades São Judas Tadeu. Assistente de Pesquisa IV no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada na área de Políticas de Igualdade Racial/Diretoria de Estudos e Políticas Sociais. Membro do grupo de pesquisa Famílias, violência e políticas públicas da PUC RJ. Pesquisadora do Laboratório de Análises Socioeconômicas/UNISUAM. Produtora de conteúdos para EAD. Docente da UNISUAM e UNIASSELVI. Coordenadora da Pós Graduação em Gestão de Projetos no NEZO Educacional. Experiência de 05 anos em docência e 10 anos em organizações da sociedade civil, com elaboração, implementação, monitoramento, avaliação e gestão de projetos sociais, educacionais e de educação ambiental no âmbito do licenciamento de Petróleo e Gás, aplicação de ferramentas de diagnóstico e análise institucional de organizações da sociedade civil, implantação e coordenação do setor de Desenvolvimento Humano com formulação e execução de metodologias participativas de cultura de paz e cuidado integral. E expertise no desenvolvimento e condução de cursos relacionados à gestão de projetos, organizações da sociedade civil, mediação de conflitos, interseccionalidade, raça, gênero, classe e cuidado.

Lattes

Graduando em Serviço Social pela PUC-Rio, estagiário de Serviço Social no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, na Vara Especializada em Crimes Contra Criança e Adolescente, bolsista de iniciação cientifica do projeto de pesquisa Cuidado como trabalho e direito: provisão, distribuição e acesso a cuidados no estado do Rio de Janeiro e membro do grupo de pesquisas, da PUC RIO, Família, Violência e Políticas Públicas.

Lattes

Graduanda em Serviço Social pela PUC-Rio, estagiária no Núcleo de Práticas Jurídicas da Puc-Rio e Bolsista de Iniciação Científica do projeto de pesquisa Trabalho com famílias na Política Nacional de Assistência Social: Violação de direitos e fragilidade de vínculos familiares e comunitários, do grupo de pesquisa Famílias, Violência e Políticas Públicas.

Lattes